banner-ray

 

 

 

 

 

Existe alguma maneira de proteger um computador dos cavalos de tróia?

Sim. As principais medidas preventivas contra a instalação de cavalos de tróia são semelhantes às medidas contra a infecção por vírus listadas mais acima.Uma outra medida preventiva é utilizar um firewall pessoal. Alguns firewalls podem bloquear o recebimento de cavalos de tróia.

Como posso saber se meu computador está sendo utilizado para propagar um worm?

Detectar a presença de um worm em um computador não é uma tarefa fácil. Muitas vezes os worms realizam uma série de atividades, incluindo sua propagação, sem que o usuário tenha conhecimento. Embora alguns programas antivírus permitam detectar a presença de worms e até mesmo evitar que eles se propaguem, isto nem sempre é possível. Portanto, o melhor é evitar que seu computador seja utilizado para propagá-los.

Como posso proteger um computador de worms?

Além de utilizar um bom antivírus, que permita detectar e até mesmo evitar a propagação de um worm, é importante que o sistema operacional e os softwares instalados em seu computador não possuam vulnerabilidades. Normalmente um worm procura explorar alguma vulnerabilidade disponível em um computador, para que possa se propagar. Portanto, as medidas preventivas mais importantes são aquelas que procuram evitar a existência de vulnerabilidades.Uma outra medida preventiva é ter instalado em seu computador um firewall pessoal. Se bem configurado, o firewall pessoal pode evitar que um worm explore uma possível vulnerabilidade em algum serviço disponível em seu computador ou, em alguns casos, mesmo que o worm já esteja instalado em seu computador, pode evitar que explore vulnerabilidades em outros computadores.

Existe alguma maneira de proteger um computador de backdoors?

Normalmente um atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido, sem precisar recorrer aos métodos utilizados na realização da invasão. Na maioria dos casos, a intenção do atacante é poder retornar ao computador comprometido sem ser notado. A esses programas de retorno a um computador comprometido, utilizando-se serviços criados ou modificados para este fim, dá-se o nome de Backdoor.

Embora os programas antivírus não sejam capazes de descobrir backdoors em um computador, as medidas preventivas contra a infecção por vírus são válidas para se evitar algumas formas de instalação de backdoors. A idéia é que você não execute programas de procedência duvidosa ou desconhecida, sejam eles recebidos por e-mail, sejam obtidos na Internet. A execução de tais programas pode resultar na instalação de um backdoor.

Caso você utilize algum programa de administração remota, certifique-se de que ele esteja bem configurado, de modo a evitar que seja utilizado como um backdoor. Uma outra medida preventiva consiste na utilização de um firewall pessoal Apesar de não eliminarem os backdoors, se bem configurados, podem ser úteis para amenizar o problema, pois podem barrar as conexões entre os invasores e os backdoors instalados em um computador.

Também é importante visitar constantemente os sites dos fabricantes de softwares e verificar a existência de novas versões ou patches para o sistema operacional ou softwares instalados em seu computador. Existem casos onde a disponibilização de uma nova versão ou de um patch está associada à descoberta de uma vulnerabilidade em um software, que permite a um atacante ter acesso remoto a um computador, de maneira similar ao acesso aos backdoors.

Como o firewall pessoal funciona?

Se alguém ou algum programa suspeito tentar se conectar ao seu computador, um firewall bem configurado entra em ação para bloquear tais tentativas, podendo barrar o acesso a backdoors, mesmo se já estiverem instalados em seu computador. Alguns programas de firewall permitem analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando cavalos de tróia e vírus de e-mail antes mesmo que os antivírus entrem em ação. Também existem pacotes de firewall que funcionam em conjunto com os antivírus, provendo um maior nível de segurança para os computadores onde são utilizados.

Por que devo instalar um firewall pessoal em meu computador?

É comum observar relatos de usuários que acreditam ter computadores seguros por utilizarem apenas programas antivírus. O fato é que a segurança de um computador não pode basear-se apenas em um mecanismo de defesa.

Um antivírus não é capaz de impedir o acesso a um backdoor instalado em um computador. Já um firewall bem configurado pode bloquear o acesso a ele.

Além disso, um firewall poderá bloquear e permitir que o usuário identifique as tentativas de explorar vulnerabilidades em seu computador e as possíveis origens de tais ataques.

Alguns fabricantes de firewalls oferecem versões gratuitas de seus produtos para uso pessoal. Mas antes de obter um firewall, verifique sua procedência e certifique-se que o fabricante é confiável.

<CONTINUA - PÁGINA 3>

PESQUISE ABAIXO NO MERCADO LIVRE O MELHOR PREÇO PARA OS ANTIVIRUS....