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PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE SERVIÇOS


01) É realmente possível recuperar dados de mídias danificadas? Poderei recuperar toda a informação?

02) Quanto pode demorar a recuperação do meu disco rígido?

03) A recuperação dos meus dados está demorando mais do que o previsto. O que pode ter acontecido?

04) Quanto custa a recuperação de dados de um disco rígido?

05) Como envio o meu HD ?

06) Eliminei pastas da lixeira. Esses dados podem ser recuperados?

07) O disco rígido danificou-se por um incêndio. Há possibilidade de recuperar os dados?

08) O disco rígido foi manipulado. São os dados ainda recuperáveis?

09) O que fazer se o meu sistema nem sequer reconhece o dispositivo?

10) O disco emite um ruído estranho. O que devo fazer?

11) Como devo proceder em caso de ataque de vírus ou de hacker?

12) Como diferencio um defeito físico de um problema lógico em um HD?

13) Existem casos de recuperação negativa?

14) Em quais marcas de HDs existe maior possibilidade de recuperação de dados?

15) Quais são as melhores marcas de HDs em termos de performance e índice de defeitos?

16) Desejo enviar minha mídia para recuperação por correio ou outra transportadora, como devo efetuar a embalagem?

17) Como obterei a minha informação depois da recuperação do disco rígido?

18) Posso voltar a utilizar o HD?



 



01) É realmente possível recuperar dados de mídias danificadas? Poderei recuperar toda a informação?

R: Na maioria dos casos sim, porém deve-se ter a certeza que a empresa responsável por esse trabalho está preparada para oferecer o melhor resultado ao cliente. Temos um índice entre 80% e 90% de êxito na recuperação de dados. Apesar disto, somos conscientes da existência de uma pequena percentagem de avarias não recuperáveis. O nosso departamento técnico trabalha constantemente na busca de soluções e ferramentas que ajudem a aumentar a percentagem de recuperação destes casos.
 



02) Quanto pode demorar a recuperação do meu disco rígido?

R: Em 80% dos casos, a recuperação de dados finaliza num prazo estimado máximo de 4 dias (para HDs de fora de Curitiba). Mas existe 19% nos quais não é possível determinar um tempo para a recuperação do disco rígido, já que em ocasiões é necessário substituir peças , o dispositivo apresenta uma avaria muito complexa, ou mais de uma avaria etc. Na verdade tudo vai depender do estado em que a mídia chega ao nosso laboratório. No entanto, se quer agilizar o processo para recuperar os seus dados, dispomos de um serviço urgente, em que 74% dos casos se resolvem entre 24 e 48h.
 



03) A recuperação dos meus dados está demorando mais do que o previsto. O que pode ter acontecido?

R: Possivelmente detectou-se uma nova avaria ao corrigir o problema principal do disco e isto originou uma lentidão do processo, no entanto, os prazos que oferecemos são orientativos. Também se deve levar em conta que, em numerosas ocasiões, trabalhamos com dispositivos que chegam em condições críticas e não nos permitem acelerar o processo, já que poderíamos forçar as suas já diminuídas capacidades e inabilitar o dispositivo completamente.
 



04) Quanto custa a recuperação de dados de um disco rígido?

R: O preço de uma recuperação de dados dependem do tipo e da complexidade da avaria que apresenta o dispositivo. É necessário examinar o dispositivo para poder estabelecer um diagnóstico da avaria e avaliar tanto o seu alcance como a viabilidade da sua recuperação, desta forma poder-se-á determinar o orçamento. Caso você preencha nosso formulário de Estimativa de Orçamento, podemos dar uma previa de quanto vai custar o serviço.
 



05) Como envio o meu HD ?

R: Na seção " Como enviar o seu HD" indicamos-lhe as instruções que deve seguir para que o mesmo seja embalado e enviado de forma segura. Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco (Fale com a gente).
 



06) Eliminei pastas da lixeira. Esses dados podem ser recuperados?

R: A princípio, os dados podem ser recuperados pois permanecem no HD. Porem, neste tipo de caso, quanto mais você continuar utilizando o computador, menores as chances de recuperação.  Isto ocorre porque a área onde deveriam estar estes arquivos vão sendo sobregravados pelo sistema durante do uso.
Ocorre o mesmo que quando se formata um disco rígido
 



07) O disco rígido danificou-se por um incêndio. Há possibilidade de recuperar os dados?

R: Sim, há possibilidades de extrair a informação, assim como os discos rígidos avariados em uma inundação, embora os processos que se devem aplicar são de grande complexidade. Só em um laboratório, profissionais com as ferramentas adequadas, podem determinar o alcance da avaria dos discos rígidos e a técnica a ser aplicada em cada caso.
 



08) O disco rígido foi manipulado. São os dados ainda recuperáveis?

R: A princípio ainda é possível a sua recuperação, embora as chances diminuam consideravelmente. Em 80% dos casos nos quais a informação não pode ser recuperada isso se deve a formas de atuação inadequada por parte de pessoal não qualificado. Para evitar esta situação, na Ray Informática, oferecemos um diagnóstico gratuito* e aplicamos uma tarifa adicional para os dispositivos manipulados previamente à sua chegada ao nosso laboratório.
 



09) O que fazer se o meu sistema nem sequer reconhece o dispositivo?

R: Não tente reiniciar o equipamento nem reinstalar o sistema operacional, pois isto com certeza vai agravar o problema. Temos ferramentas e programas que nos permitem acessar a sua informação de forma segura e independente.
 



10) O disco emite um ruído estranho. O que devo fazer?

R: Desligue imediatamente o seu equipamento e não tente reiniciá-lo ou manipulá-lo. Provavelmente o seu disco encontra-se prejudicado e sofre uma avaria física. Devemos examinar o dispositivo para emitir um diagnóstico e avaliar a possibilidade de recuperação dos dados. É muito importante interromper qualquer tentativa de forçar o seu funcionamento a fim de se evitar maiores agravamentos nos problemas da unidade.
 



11) Como devo proceder em caso de ataque de vírus ou de hacker?

R: Quando perceber que o seu equipamento está sofrendo as conseqüências de um ataque de vírus ou hacker, desligue imediatamente o seu equipamento pela chave interruptora ou desconecte o cabo de alimentação da rede. Procure um serviço especializado.
 



12) Como diferencio um defeito físico de um problema lógico em um HD?

R: Consulte a nossa seção "O que fazer quando você perde os seus dados".
 



13) Existem casos de recuperação negativa?

R: Infelizmente em alguns casos obtemos resultados parciais ou negativos. Isso se deve principalmente às seguintes condições:
- estado físico da mídia que pode estar arranhada ou com outros problemas.
- tentativas anteriores mal sucedidas.
- utilização de softwares inadequados
- Ou também a um problema qualquer que possa provocar a destruição definitiva dos dados.
 



14) Em quais marcas de HDs existe maior possibilidade de recuperação de dados?

R: Todas sendo que as mais conhecidas no mercado brasileiro são: Maxtor, Seagate, Quantum, Western Digital, Fujitsu, Samsung, IBM, Toshiba, Hitachi, NEC, Conner, etc. Podem ser do tipo IDE, SCSI ou de notebook.
 



15) Quais são as melhores marcas de HDs em termos de performance e índice de defeitos?

R: Atualmente os HDs do tipo SATA 3.0GB são os mais rápidos. Em relação aos HDs IDE, os SATA ganham na transferência de dados, mas internamente os dois são idênticos. Com relação a defeitos, infelizmente todas as marcas de HDs podem apresentar problemas. Os defeitos podem aparecer logo após a compra do equipamento porém o HD pode trabalhar anos sem apresentar problemas. É mais uma questão de sorte. O uso adequado do computador assim como uma rede elétrica estável ajuda na prevenção mas não existe nenhuma garantia.
 



16) Desejo enviar minha mídia para recuperação por correio ou outra transportadora, como devo efetuar a embalagem?

R: Recomendamos que a mídia seja generosamente envolvida em plástico bolha e acondicionada em caixa de papelão. Consulte nossa seção "Instruções para envio do seu HD".
 



17) Como obterei a minha informação depois da recuperação do disco rígido?

R: A devolução dos dados pode ser feita de diversas maneiras. Consulte a nossa seção "Devolução dos dados". Em todos os casos a melhor forma de devolução sempre é detalhada no orçamento enviado ao cliente.
 



18) Posso voltar a utilizar o Hd?

R: Nós recomendamos não utilizar aqueles discos rígidos que tenham sofrido uma perda de dados, já que supõe assumir o risco desnecessário de um novo percalço com a sua informação. A finalidade do serviço de recuperação de dados é recuperar a sua informação, não reparar o disco rígido.